terça-feira, 26 de junho de 2012

Os singles do álbum Bad - PARTE 2



Lançamento: 07 de Setembro, 1987
Vendas Mundiais do Single: 2 milhões
Vendas Digitais: 315.000
Letras e Composição: Michael Jackson
Produção: Michael Jackson e Quincy Jones
Trupetes: Gary Grant e Jerry Hey
Violão: David Williams
Bateria: John Robinson
Percursão: Paulinho da Costa
Saxofones: Kim Hutchcroft e Larry Williams


Com uma sonoridade moderna, ousada e produção impecável, precursor, à frente de seu tempo e ditando tendências, a faixa-titulo flerta abertamente com ritmos não tão introspectivos mas bem elaborados, carregado, mas na medida certa. Michael conquista em Bad a clareza de direcionamento e o amadurecimento musical. Seguido por uma grande campanha de marketing global e a euforia por dos fãs e da imprensa o single tornou-se um mega-sucesso: #1 na América e permanecendo nessa posição durante seis semanas.


O video da musica "Bad" com seus 18 minutos foi escrito por Richard Prince e dirigido pelo mestre da sétima arte: Martin Scorsese, seu lançamento sofreu com o perfeccionismo de Michael: 1.5 milhões de dólares.

O mini-filme conta do jovem Daryl (Michael Jackson) que acaba de terminar os estudos numa escola particular; ele retorna a sua cidade abandonada e logo se depara com seus velhos amigos. No primeiro momento, apesar de ser recebido com alegria Mini Max (Wesley Snipes) percebe que Daryl voltou diferente, em particular tornou-se incomodo para o grupo quando Daryl mudou seu jeito de pensar em relação ao crime.

Na tentativa de mostrar a seus amigos que é ainda Daryl vai até uma estação de metrô tentar fazer algo para mostrar a eles que ainda é o dono das ruas; Daryl não consegue assaltar um senhor e pede para ele fugir dos seus amigos que iriam ajuda-lo a fazer o serviço. Mini Max diz a Daryl que ele não é Bad e apartir daí os primeiros acordes da canção começa: Who's Bad. 
Após essa cena, o vídeo (que era preto e branco) ganha cores, e Daryl agora está vestido como punk e ele canta e coreografa a música Bad. A cena muda de volta para preto e branco e agora Daryl está sozinho. Mini Max foi o primeiro papel de destaque para o ator Wesley Snipes na televisão.

O clima é soturno, mas o estilo é muito semelhante a “Beat It”, As marcas são passos firmes, sapateados, parecidos com alguma luta marcial. O vocal agressivo e a cara de mau de Michael representam bem o clima da música.

Na versão integral, não a da TV, que é bem curta, ele e Wesley se enfrentam no final, mas Wesley lhe diz que ele não é mais mau, então as cores voltam para o clipe e tudo termina em paz.


Houve um tempo em que as pessoas passariam a comprar discos somente para ver. Esse tempo era a época dos vinis e isso era moda. A Epic Records e a CBS comercializou um lote com dezenas de unidade do chamado Vinyl-Picture de Bad para abastecer os fãs colecionadores de todo o mundo até mesmo no Brasil o Vinyl-Picture de Bad foi comercializado.






Durante a entrevista que concedeu para a edição especial do álbum, em 2001, Quincy Jones afirmou que Bad inicialmente foi composta para ser um dueto entre Michael e Prince, como forma de aproveitar a suposta rivalidade entre ambos para promover a música. Entretanto, Prince teria rejeitado o projeto por não ter gostado da letra.

Na biografia Moonwalk, de 1988, Michael afirmou que a ideia para compor Bad partiu da história de um jovem barra pesada que foi mandado para uma escola privada longe do lugar onde vivia. Ao regressar para seu local de origem ele teria despertado a inveja em seus antigos amigos, que revoltados com a mudança do jovem resolvem matá-lo.



A música tem um Michael fazendo um beat box como acompanhamento, é um clássico funk do final dos anos 80 com um solo de Órgão Hammond. A frase "Who's Bad?", sussurrada por Jackson durante a letra ficou famosa, e se tornou o bordão do cantor e parte da cultura popular, assim como sua própria pronuncia para a palavra "Come On", falada "cha'mone" ou "shamone", usada com frequência por Jackson em músicas posteriores como Man in the Mirror e Black or White.


Michael performou Bad na Bad World Tour a primeira turnê mundial dele como artista-solo, que rodou por 15 paises e atraiu 4,4 milhões de pessoas aos estádios, um recorde de público. Michael também performou Bad na primeira parte da Dangerous World Tour. Um medley chamado "The Drill" que seria usado na turnê This Is It, tem amostras de Bad.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Sinta-se livre para deixar seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...