sábado, 26 de maio de 2012

Revista-Gibi "Maico Jeca" da Turma da Mônica



Titulo: TURMA DA MÔNICA – MAICO JECA (Panini Comics) Edição Especial

Autores: À espera de um astro – Paulo Back (roteiro), José A. Cavalcante (desenho), Kazuo Yamassake (arte-final) e Sandra Yamassake (cores);

Data de lançamento: Agosto 2009

Sinopse: Coletânea de historias com a participação do cantor Michael Jackson

A história deste especial começou poucas horas depois da morte de Michael. No microblog twitter, Mauricio de Sousa começou a publicar imagens de um roteiro – que, nos seus estúdios, são rafes da arte. Nele, a turma do Penadinho se preparava para receber o cantor Michael Jackson.

Como o tema estava quente, as páginas se espalharam rapidamente. Em seguida, Mauricio deu credito ao autor, Paulo Back, e anunciou que a HQ sairia na revista Mônica de setembro.

(Mais adiante, desencavou um MP3 de Horrivel, uma versão hilariante de Thriller cantada por Chico Bento.)

Os planos mudaram. A HQ serviu como base para o lançamento de Maico Jeca, um especial em formato magazine que compila as historias de Mauricio de Sousa em que o cantor apareceu como personagem.

Os outros materiais são antigos – pelo traço e pelas referências (alguém ai se lembra do break?), deduz-se que a maioria é do auge de Michael, embora a ausência de informações dificulte dar maior precisão.

A homenagem tem tudo a ver. É um encontro de Michael Jackson, dito “rei do pop”, com Mauricio de Sousa, um artista central na cultura pop brasileira. Também reforça a idéia de que o grupo do criador mantém um dialogo freqüente e de longa data com o mundo pop e que trabalhos como Cascão Porker e Lostinho fazem parte do DNA da Turma da Mônica.

Outras são bem divertidas, como o encontro anterior com a Turma de Penadinho e Maico Jeca, em que Chico Bento se transforma no artista por conta de um pedido que Rosinha faz a uma estrela cadente.

É importante registrar mais uma vez, Mauricio de Sousa torna público o crédito dos artistas. É uma atitude sempre cobrada do criador da Mônica, mas que so recentemente passou a ser feita com alguma freqüência. Por enquanto, só na Turma da Mônica Jovem e em edições especiais. Ainda é pouco. Mas é melhor que nada.



2 comentários:

Gostou? Sinta-se livre para deixar seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...